4 de out. de 2009

Lixo o que fazer com ele?

Relatório das Aulas

Estive nestes últimos dias, trabalhando com a 2ª e 3ª fase do ensino fundamental (EJA) um mini-projeto, sobre o consumo exagerado de lixo.

Na primeira aula fiz um breve relato do que íamos trabalhar nas próximas aulas. Depois fizemos à leitura de dois textos relacionados ao tema. Logo após pedi que eles olhassem as fotos que tem no livro (EJA) e fui fazendo comentários e perguntas para eles.

Em outra aula assistimos um DVD intitulado Lixo e Reciclagem (alerta verde). Na aula seguinte, fomos para a sala de informática e assistimos no data show, http://www.blogger.com/www.portacurtas.com.br%20 o mini-filme, A Ilha das Flores. Fizemos um breve comentário com relação ao filme visto e na aula seguinte os alunos desenvolveram uma produção textual enfocando o consumo consciente.

Os alunos gostaram muito da aula e das atividades, demonstraram interesse pelo assunto e a participação foi maciça.

Para mim foram prazerosas estas aulas, pois consegui atingir meus objetivos. Grande maioria dos alunos desenvolveu as atividades com muito entusiasmo.

PLANO DE AULA

A PRODUÇÃO EXCESSIVA DE LIXO

Marilene Zacheo Zanon

Escola Estadual Carlos Irigaray Filho

Turma – 7ª, 8ª e 1° A – EJA

Objetivos

O aluno deverá compreender, questionar, refletir e descrever sobre o consumo de alimentos exagerado. Deve também ter percepção de que é possível fazer a reciclagem de diferentes embalagens, é possível construir.

1) Identificar o exagero na produção de lixo doméstico e coletivo;

2) Obter informações e ser capaz de relacioná-las, utilizando-as no seu dia-a-dia;

3) Aprender importância da destinação correta do lixo;

4) Compreender que existe um grande custo econômico e ambiental, que é coletivo, mas distribuído de forma desigual entre as classes sociais;

5) Desenvolver a capacidade crítica e auto-avaliar suas ações; Estratégia

1) Pesquisar a produção do lixo e suas principais destinações, destacando a reciclagem, a incineração (lixo hospitalar) e o aterro sanitário;

2) Pesquisar os impactos ambientais provocados pelo lixo em diferentes escalas: aparecimento de insetos e roedores, produção de gás metano e a contaminação do lençol freático, o mau cheiro, etc.;

3) Pesquisar as pessoas que vivem do lixo, se possível passar o curta metragem www.portacurtas.com.br/Ilha das Flores;

4) Fazer um relatório, a partir da observação e estudos sobre o lixo que será produzido. Por exemplo: um produto é embalado em um saco plástico. Para onde vai tudo isso? (Refletir sobre a grande produção de descartáveis - lixo). Frutas e hortaliças. Qual é o desperdício? Reflita o mesmo em casa.

5) Avaliar quantas pessoas em situação de exclusão social poderiam ser ajudadas com projetos sociais de reciclagem (cooperativas).

Conclusão da atividade

Fazer um debate sobre o papel de cada um de nós, quanto à produção e à destinação do lixo.

Avaliação

A avaliação ocorrerá no momento derealização das atividades, de acordo com o desempenho do aluno, ou seja, a participação, a presença nas aulas e interesse.